Curso de Noivos

Ontem foi nosso curso de noivos, uma experiência diferente para nós e mais uma etapa cumprida.

Chegamos à Igreja Matriz de São Bernardo do Campo às 7:30h da manhã, e vários casais, novos e velhinhos estavam lá a nossa espera. Cada casal de noivo foi chegando e tomando um cafezinho ou um chazinho pra começar o dia.

49O curso começou pontualmente às 8h, todos os noivos devidamente identificados e sentadinhos aguardando pela primeira palestra: Amor Conjugal, que foi ministrada pelo casal Marcelo & Fran. Aprendemos muito sobre como devem ser nossas atitudes perante um e o outro e que estamos nos casando não porque amamos um ao outro, mas sim porque iremos fazer o outro feliz.

A segunda palestra foi ministrada pelo casal Sidney & Monica, eles nos contaram um pouco sobre o Diálogo no Casamento, como pessoas diferentes podem ter uma vida harmônica e o fato de falar e escutar é uma coisa muito importante no relacionamento. A palestra terminou com o Sidney cantando, foi um momento muito lindo.

A terceira palestra da manhã foi ministrada pelo casal Júnior & Priscila, novinhos, mas com uma bagagem muito linda que nos falaram sobre Jesus e a importância Dele em nosso relacionamento matrimonial. O final desta palestra foi mais intenso, pois terminou com uma oração de perdão e amor entre os casais e com uma linda melodia.

72Entre as palestras da manhã, nos reunimos em grupos para discutir os assuntos ali escutados e também para responder individualmente, um questionário para saber o que cada um sente vontade de falar com o parceiro e ainda não falou, foi muito interessante para o crescimento do casal.

Pausa para o almoço: hummmm….estava muito gostoso, um almocinho simples, arroz, feijão e carne com batatinhas… e de sobremesa, gelatina. Pena que minha garganta não me deixou aproveitar muito…

Retorno às atividades, uma ginecologista foi falar sobre os métodos contraceptivos naturais, e que é muito importante fazer um auto-exame de mama e também o exame periódico para verificar o cólo do útero. Falou também da importância do marido acompanhar a esposa em suas consultas e que os problemas que cada um terá após o casamento, serão dos dois, e cada um tem que ajudar o outro a superar tudo.

Mais uma pausa para responder um questionário sobre você e o outro, desta vez, era para avaliar características. Fizemos individualmente e depois trocamos.

Palestra do Padre Giuseppe: os sacramentos. Ele explicou cada um: batismo, crisma, eucaristia, penitência, ordem, matrimônio e unção dos enfermos. Tirou algumas dúvidas do pessoal em relação à Igreja, o que deve e o que não se deve fazer, puxou a orelha do pessoal para que fossem à Igreja, pelo menos 1 vez na semana, apenas 1 hora para poderem reviver a ceia de Jesus.

A finalização foi com uma missa-catequese, onde o padre Giuseppe explicou cada passo da missa com todos participando, tanto os noivos quanto o pessoal que estava trabalhando para que o encontro acontecesse.

42

A nova avaliação do curso foi muito boa, pois aprendemos coisas novas e também dispertamos para termos ações diferentes em nosso relacionamento e também buscar sempre a santidade através do nosso matrimônio, tendo Jesus como guia principal e a Bíblia Sagrada como manual básico.

7 comentários sobre “Curso de Noivos

  1. Nossa, eu me diverti num curso desses há alguns meses atrás. Eu e o mio amore fomos convidados para sermos padrinhos e nem perguntamos onde seriamos padrinhos. Era no religioso. Então tinha esse tal curso que eu nem sabia que existia e foi aquele carão. Primeiro eu queria saber porque era numa igreja a reunião e foi só quando eu cheguei lá que eu descobri.
    Quando o padre falou que tinha que ser batisada, crismada e sei lá mais o que, eu fui saindo de fininho pelos fundos, mas não consegui evitar que ele me visse escapulindo. hahahahaha. O mais difícil foi explicar que eu não era cristã e que provavelmente a minha presença ali se tratava de um engano e tudo mais. Resultado: ouvi o bendito discurso do padre durante uns quinze minutos com o mio amore torcendo para que eu não abrisse a boca para questionar o padre.
    Claro que eu fui uma menina muito educada e fiquei quietinha, mas juro que em minha mente elaborei milhares de meios de matar os amigos do mio amore com um lindo sorriso nos lábios.
    Mas o bom disso tudo é que eu não vou ser madrinha de ninguém! hahahahahahahaha

    • Eu imagino que tipo de curso você foi. É o curso de Batismo, em que os padrinhos devem fazer uma pequena aula para entender quais as obrigações que eles terão perante a criança ou adulto que irão batizar. Não é necessário que seja crismado, apenas batizado em uma igreja católica ou em alguma igreja que seja aceita pela igreja católica e na maioria das vezes, o casal deve ser casado na igreja católica também, afinal de contas, eles terão que dar o exemplo, né?

  2. Olá Vivian,

    Meio que xeretei seu blog, me desculpe rsrs. Moro em Embu das Artes, e me casarei em 2010 (ano que vem) em SBC, por que o noivo tem passado a infância, então tenho encontrado duas igrejas, essa da Matriz, e da Santissima Virgem Maria, estou meio em dúvida, qual das duas vc acha melhor para realizar a cerimônia? e o custo??? E o buffet e espaço, tem alguma indicação?

    Parabéns!!!

    Obrigada
    Aline

  3. Olá Vivi, td bem?
    Vc já casou na matriz? Quem é o Padre que vai fazer seu casamento (nem sei ´se é possível saber) mas gostaria de saber o que sente. Pq só marquei a data lá mas falam cada coisa que estou até com medo …. Pode me escrever para trocarmos informações.

Deixe uma resposta

