Curso de Noivos

Ontem foi nosso curso de noivos, uma experiência diferente para nós e mais uma etapa cumprida.

Chegamos à Igreja Matriz de São Bernardo do Campo às 7:30h da manhã, e vários casais, novos e velhinhos estavam lá a nossa espera. Cada casal de noivo foi chegando e tomando um cafezinho ou um chazinho pra começar o dia.

49O curso começou pontualmente às 8h, todos os noivos devidamente identificados e sentadinhos aguardando pela primeira palestra: Amor Conjugal, que foi ministrada pelo casal Marcelo & Fran. Aprendemos muito sobre como devem ser nossas atitudes perante um e o outro e que estamos nos casando não porque amamos um ao outro, mas sim porque iremos fazer o outro feliz.

A segunda palestra foi ministrada pelo casal Sidney & Monica, eles nos contaram um pouco sobre o Diálogo no Casamento, como pessoas diferentes podem ter uma vida harmônica e o fato de falar e escutar é uma coisa muito importante no relacionamento. A palestra terminou com o Sidney cantando, foi um momento muito lindo.

A terceira palestra da manhã foi ministrada pelo casal Júnior & Priscila, novinhos, mas com uma bagagem muito linda que nos falaram sobre Jesus e a importância Dele em nosso relacionamento matrimonial. O final desta palestra foi mais intenso, pois terminou com uma oração de perdão e amor entre os casais e com uma linda melodia.

72Entre as palestras da manhã, nos reunimos em grupos para discutir os assuntos ali escutados e também para responder individualmente, um questionário para saber o que cada um sente vontade de falar com o parceiro e ainda não falou, foi muito interessante para o crescimento do casal.

Pausa para o almoço: hummmm….estava muito gostoso, um almocinho simples, arroz, feijão e carne com batatinhas… e de sobremesa, gelatina. Pena que minha garganta não me deixou aproveitar muito…

Retorno às atividades, uma ginecologista foi falar sobre os métodos contraceptivos naturais, e que é muito importante fazer um auto-exame de mama e também o exame periódico para verificar o cólo do útero. Falou também da importância do marido acompanhar a esposa em suas consultas e que os problemas que cada um terá após o casamento, serão dos dois, e cada um tem que ajudar o outro a superar tudo.

Mais uma pausa para responder um questionário sobre você e o outro, desta vez, era para avaliar características. Fizemos individualmente e depois trocamos.

Palestra do Padre Giuseppe: os sacramentos. Ele explicou cada um: batismo, crisma, eucaristia, penitência, ordem, matrimônio e unção dos enfermos. Tirou algumas dúvidas do pessoal em relação à Igreja, o que deve e o que não se deve fazer, puxou a orelha do pessoal para que fossem à Igreja, pelo menos 1 vez na semana, apenas 1 hora para poderem reviver a ceia de Jesus.

A finalização foi com uma missa-catequese, onde o padre Giuseppe explicou cada passo da missa com todos participando, tanto os noivos quanto o pessoal que estava trabalhando para que o encontro acontecesse.

42

A nova avaliação do curso foi muito boa, pois aprendemos coisas novas e também dispertamos para termos ações diferentes em nosso relacionamento e também buscar sempre a santidade através do nosso matrimônio, tendo Jesus como guia principal e a Bíblia Sagrada como manual básico.

About these ads

7 comentários sobre “Curso de Noivos

  1. Nossa, eu me diverti num curso desses há alguns meses atrás. Eu e o mio amore fomos convidados para sermos padrinhos e nem perguntamos onde seriamos padrinhos. Era no religioso. Então tinha esse tal curso que eu nem sabia que existia e foi aquele carão. Primeiro eu queria saber porque era numa igreja a reunião e foi só quando eu cheguei lá que eu descobri.
    Quando o padre falou que tinha que ser batisada, crismada e sei lá mais o que, eu fui saindo de fininho pelos fundos, mas não consegui evitar que ele me visse escapulindo. hahahahaha. O mais difícil foi explicar que eu não era cristã e que provavelmente a minha presença ali se tratava de um engano e tudo mais. Resultado: ouvi o bendito discurso do padre durante uns quinze minutos com o mio amore torcendo para que eu não abrisse a boca para questionar o padre.
    Claro que eu fui uma menina muito educada e fiquei quietinha, mas juro que em minha mente elaborei milhares de meios de matar os amigos do mio amore com um lindo sorriso nos lábios.
    Mas o bom disso tudo é que eu não vou ser madrinha de ninguém! hahahahahahahaha

    • Eu imagino que tipo de curso você foi. É o curso de Batismo, em que os padrinhos devem fazer uma pequena aula para entender quais as obrigações que eles terão perante a criança ou adulto que irão batizar. Não é necessário que seja crismado, apenas batizado em uma igreja católica ou em alguma igreja que seja aceita pela igreja católica e na maioria das vezes, o casal deve ser casado na igreja católica também, afinal de contas, eles terão que dar o exemplo, né?

  2. Olá Vivian,

    Meio que xeretei seu blog, me desculpe rsrs. Moro em Embu das Artes, e me casarei em 2010 (ano que vem) em SBC, por que o noivo tem passado a infância, então tenho encontrado duas igrejas, essa da Matriz, e da Santissima Virgem Maria, estou meio em dúvida, qual das duas vc acha melhor para realizar a cerimônia? e o custo??? E o buffet e espaço, tem alguma indicação?

    Parabéns!!!

    Obrigada
    Aline

  3. Olá Vivi, td bem?
    Vc já casou na matriz? Quem é o Padre que vai fazer seu casamento (nem sei ´se é possível saber) mas gostaria de saber o que sente. Pq só marquei a data lá mas falam cada coisa que estou até com medo …. Pode me escrever para trocarmos informações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s